sábado, 4 de abril de 2009

ANTICOCEPCIONAIS

Como se usa?

Por se tratar de um método hormonal, para iniciar o seu uso é muito importante que a mulher procure um serviço de saúde para receber uma orientação correta sobre a sua forma de uso e se ela pode ou não usar este método anticoncepcional.

Como funciona a Pílula?

A principal ação da pílula é impedir a ovulação, ou seja, impedir a saída do óvulo do ovário. Ela produz também alteração no muco cervical (engrossamento), dificultando a passagem dos espermatozóides pelo colo do útero.

Qual a sua eficácia? (revisar)

Pílula combinada - em uso comum (rotineiro) apresenta taxa de falha de 0,1 a 8%, ou seja de cada 1000 mulheres que usam este método no período de um ano, de 1 a 80 podem engravidar. Quando melhor for a forma de uso, menor é a chance de gravidez.

Minipílula - Depende do modo de uso. Quando usada durante a amamentação apresenta taxa de falha de 0.5%, ou seja, de cada 1000 mulheres que usam este método no período de um ano 5 podem engravidar.

Quais os efeitos colaterais mais comuns?

     Náuseas (mais comum nos 3 primeiros meses), dor de cabeça leve, sensibilidade nos seios, leve ganho de peso, nervosismo, espinha

     Alterações do ciclo menstrual: manchas ou sangramento nos intervalos entre as menstruações, especialmente se a mulher esquece de tomar a pílula ou não toma no horário certo (mais comum nos 3 primeiros meses), e amenorréia(ausência de mesntruação)

     Em algumas mulheres podem causar alterações do humor

    A camisinha masculina impede o contato do pênis com a vagina, nas relações sexuais genitais, impedindo assim que os espermatozóides entrem em contato com a vagina e ocorra uma gravidez. Ela também impede a troca de secreções nas relações sexuais, genital (pênis vagina) e oral (Pênis boca) e anal (pênis vagina), prevenindo também as DST/HIV-Aids.

    A camisinha feminina impede o contato da vagina com o pênis nas relações sexuais genitais, impedindo assim que os espermatózoides entrem em contato com a vagina. Ela também impede a troca de secreções nas relações sexuais, genital (vagina pênis) e oral (vagina boca), prevenindo também as DST/HIV-Aids.

    A mulher deve anotar em um caderno ou calendário todos os dias que menstruou (do 1º até o último dia de menstruação) durante no mínimo 6 vezes. A partir dessas anotações ela deve calcular os seus ciclos menstruais. Em seguida deverá aplicar uma fórmula e, com isso, identificar seu período fértil.

    FÓRMULA: A mulher deve pegar o seu ciclo mais curto e subtrair 18, e com isso obterá o dia do início do período fértil. Depois, a mulher deve pegar o seu ciclo mais longo e subtrair 11; com isso obterá o dia do fim do período fértil.

    EXEMPLO:Uma mulher cujo ciclo mais curto seja de 26 dias e o ciclo mais longo seja de 35 dias, aplicando a fórmula temos: 26 - 18 = 8 e 35 - 11 = 24 Neste caso, o período fértil da mulher é a partir do 8º dia até o 24º dia de cada ciclo. Ela não deve ter relações sexuais nesse período, se quiser evitar a gravidez. Os dias férteis(números) não são necessariamente iguais aos dias do mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário